António Pinho Vargas















MÚSICA Solo I e II | António Pinho Vargas | 1 de Março | segunda | 21h30 | Teatro Académico de Gil Vicente

Dois anos depois do regresso à música ao vivo e em disco de António Pinho Vargas, chega a vez de Coimbra assistir ao concerto a solo deste conceituado pianista e compositor português.

Um regresso a Coimbra que ocorre numa altura em que, para além de estar a terminar o doutoramento em Coimbra, António Pinho Vargas é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e professor de Música Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

“O projecto de gravar um disco a solo com grande parte das músicas compostas para os meus grupos de jazz de 1976 a meados dos anos 90 já era antigo. O David Ferreira insistia comigo há vários anos mas por várias razões só em Dezembro de 2007 as gravações no CCB tiveram lugar. Surgiu então um outro problema. Quando pensava que ia gravar um disco, registei, por excesso de entusiasmo, três horas de música. A solução encontrada acabou por ser a edição de dois cds duplos: “Solo” em Julho de 2008 e “Solo II” em Outubro de 2009. Este segundo cd completa o projecto inicial.

Neste concerto, irei talvez concentrar-me mais nas músicas do II volume mas sem perder de vista que a ideia era, e sempre foi, registar num todo, um testemunho de cerca de 30 anos de actividade musical. Depois de 12 anos sem gravar e sete sem fazer concertos – o trabalho da composição tem sido felizmente muito – o regresso aos concertos tem-me mostrado que nem tudo foi tão inútil como às vezes parece aos artistas e que continuam a existir tanto uma “intensa afectividade” por parte da abstracção chamada público – que muitas vezes se transforma em pessoas que dão abraços e dizem coisas inesquecíveis – como o prazer físico e mental de tocar piano.”

António Pinho Vargas, Junho de 2009


[fotografia de Isabel Pinto]

XII Semana Cultural da Universidade de Coimbra | 1 a 6 de Março de 2010
Teatro Académico de Gil Vicente e Teatro da Cerca de São Bernardo | Coimbra
Organização da Reitoria da Universidade de Coimbra e d'A Escola da Noite
Para informações e reservas contactar através de geral@aescoladanoite.pt ou telefone 239718238