Denise Stoklos | Mary Stuart












TEATRO Mary Stuart Denise Stoklos | 5 de Março | sexta | 21h30 | Teatro Académico de Gil Vicente


“Mary Stuart” estreou em 1987 no La Mama – Experimental Theatre Club, em Nova Iorque, e desde então tem recebido os maiores elogios da crítica internacional. Inspirado em vários textos sobre a rainha da Escócia, Mary Stuart, este trabalho é a base do que Denise Stoklos designa como “Teatro Essencial”, aquele que utiliza o mínimo de recursos materiais e o máximo dos próprios meios do actor – corpo, voz e pensamento.

Sozinha no palco, Denise é simultaneamente Mary Stuart, aprisionada e condenada à morte, e a prima desta, Elizabeth I, rainha de Inglaterra.

Num espectáculo que não tem tempo cronológico, dimensão espacial ou uma geografia determinada, há lugar a muito humor, palavra e gesto. A encenação foge aos parâmetros convencionais do teatro
. O cenário é o despojamento do palco. Paredes vazias, apenas uma cadeira em cena. Aí vemos Mary Stuart encarcerada numa masmorra, para no instante seguinte, sem mudança de figurino, aparecer a rainha Elizabeth I, e daí passamos à actualidade, 400 anos depois, numa semelhante situação de poder.

coreografia, encenação e interpretação Denise Stoklos textos Dacia Maraini, Romain Gary e Denise Stoklos iluminação Denise Stoklos e Isla Jai operação de luz Aline Barros produção e operação de som Patrícia Torres duração 75’ M/14


[fotografia de Thaís Stoklos Kignel]


XII Semana Cultural da Universidade de Coimbra | 1 a 6 de Março de 2010
Teatro Académico de Gil Vicente e Teatro da Cerca de São Bernardo | Coimbra
Organização da Reitoria da Universidade de Coimbra e d'A Escola da Noite
Para informações e reservas contactar através de geral@aescoladanoite.pt ou telefone 239718238